A importância da desinfecção de ambientes no agronegócio

12/4/2023 | Desinfecção

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizou cálculos sobre o PIB do agronegócio no ano de 2020, pico da pandemia. O resultado mostrou uma vantagem de 24,3% em 2020, representando participação de 26,1% no PIB brasileiro.

Estes números demonstram a importância do agronegócio, fonte de empreendimento e trabalho por todo o país. Um outro fato referente a este setor é a perecibilidade do que produz e a necessidade constante de manter os recintos livres de agentes biológicos capazes de infectar animais, frutas, verduras e legumes, impactando diretamente na produtividade e saúde dos consumidores.

Diante disso, a desinfecção no agronegócio é vital para a manutenção de uma atividade saudável, com redução de perdas e crescente shelf life. Neste artigo vamos explicar melhor o processo de desinfecção no agronegócio. Siga com a leitura.

Desinfecção no agronegócio, necessidade e obrigação

A exigência do consumidor em relação à qualidade do alimento que leva à mesa tem sido crescente. O acesso a informações sobre plantio, manejo e criação de animais para consumo tem tornado as pessoas mais atentas a questões antes relegadas.

Impacto ambiental, limpeza e prevenção de contaminação têm feito com que produtores e indústrias se voltem para estas questões com ainda mais seriedade e cuidado, a fim de manter a confiança dos seus clientes e consumidores.

Compartilhando das mesmas preocupações, os órgãos fiscalizadores têm atuado cada vez para garantir as boas práticas de produção e higiene, assegurando a biosseguridade no agronegócio

Cabe ao produtor implementar a prática de desinfecção nas suas instalações e embalagens através de tecnologias que não agridam o alimento in natura e garantam a cobertura das áreas com segurança.

Desinfecção no agronegócio: redução de perdas e aumento de shelf life

A característica do agronegócio é de produtos de natureza perecível. É comum um alto índice de perdas, prejudicando toda a cadeia do negócio, principalmente por conta de doenças, quando em granjas e fazendas, por exemplo. Ou durante armazenamento e transporte, pela contaminação microbiológica.

Em se tratando da criação bovina, suína ou de frangos, entre outras, o confinamento ou presença constante em um mesmo espaço aumenta a proliferação de agentes microbiológicos nocivos. Esses fungos, vírus e bactérias, causam doenças que comprometem a saúde de porcos, bois, frangos e afins, podendo levar à morte ou a impossibilidade de servir como alimento.

Após o abate e colheita, o cuidado contra infecções, que reduzem a validade dos alimentos, deve se voltar para a conservação e o transporte. Áreas refrigeradas ou não podem conter patógenos e comprometer a produção. A desinfecção a seco regular desses espaços é igualmente necessária.

Isso tudo contribui para o aumento do shelf life, tanto em prateleiras como em locais de estoque e abastecimento. É um importante indicador para o sucesso do agronegócio, já que está relacionado com perdas e a produtividade. Quanto mais se evita e combate a presença de patógenos, maior a validade dos alimentos com segurança para o consumo.

A desinfecção da TerraNova pode também ser aplicada quando os alimentos já estão nos pontos de venda. Supermercados devem passar por processos de desinfecção constantes, seja nos pontos de circulação de clientes e em seus depósitos ou salas de manipulação.

Terranova, a desinfecção no agronegócio em boas mãos

 

A TerraNova opera com fabricação, aluguel de equipamentos e prestação de serviços de desinfecção em geral. Utiliza produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, e maquinário desenvolvido para oferecer o melhor em higienização e práticas afins. A TerraNova deve ser presença constante no seu negócio por meio do seu sistema UltraFog®.

O UltraFog® utiliza a tecnologia DryFog. Através de máquinas especialmente projetadas para este intuito, as soluções desinfetantes são transformadas em névoa seca. As microgotas surgem a partir da agitação das moléculas. 

Por conta do seu tamanho microscópico, essas microgotas se espalham fácil e rapidamente por todo o espaço, desinfectando, com eficácia e segurança para pessoas, plantas, animais e equipamentos. Tudo isso porque o tamanho microscópico das gotas a fazem agir como gases. Elas se chocam e retornam, não molhando as superfícies com as quais têm contato, nem deixando qualquer resíduo.

A desinfecção via neblina seca reduz a carga microbiológica de agentes patógenos no local de criação de animais, sem a necessidade de deslocá-los. Pode e deve ser usada igualmente em câmaras frigoríficas e depósitos e aplicada diretamente em embalagens de alimentos.

As aplicações podem ser em sequência. Haverá uma estagnação de fungos, vírus e bactérias sem o comprometimento da saúde e qualidade dos alimentos, sejam de origem vegetal ou animal.

Mais vantagens do método UltraFog® no agronegócio:

  • rápido ciclo de tratamento
  • baixo ruído
  • mobilidade e praticidade
  • bactericida, fungicida e virucida
  • não agressivo 

Agentes nocivos estão em todos os ambientes. Combatê-los é uma forma de investimento na qualidade dos produtos finais. Para o agronegócio, é uma forma mais do que recomendada de manter a pureza dos alimentos e proporcionar uma maior biossegurança à produção, da terra à mesa do brasileiro.

Conheça os serviços da TerraNova: https://terranovasa.com.br/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes