A desinfecção e sanitização nos transportes navais

6/4/2023 | Biossegurança, Desinfecção

É um equívoco acreditar que a desinfecção e sanitização são próprias de hospitais ou indústrias.  Meios de transporte em geral, sejam de carga ou passageiros, igualmente precisam passar por processos regulares de limpeza em alto grau, visto os riscos de contaminação de diversas naturezas.

Ônibus e aviões, por exemplo, recebem centenas de passageiros oriundos de vários lugares, diariamente. Doenças podem ser espalhadas através de um encosto de cabeça ou uso do banheiro.

Imagine agora o caso de um navio de cruzeiro com milhares de pessoas a bordo, onde comidas são produzidas e servidas várias vezes ao dia e a viagem demora longos períodos. Às vezes, um mês inteiro em alto mar, onde a umidade tende a proliferar vírus e bactérias, deixando o ambiente passível de transmitir doenças. Isso sem falarmos do transporte marítimos de cargas vivas (animais e agentes biológicos, entre outros) ou de alimentos.

Neste artigo, vamos abordar a importância da desinfecção e sanitização nos transportes navais. 

Acompanhe a leitura.

Do que se trata a desinfecção e sanitização nos transportes navais

Mais do que limpar e conservar, a desinfecção e sanitização em embarcações marítimas visa higienizar de forma correta e eficiente para combater e prevenir a ação de microrganismos e agentes patógenos.

A desinfecção é realizada através do uso de desinfetantes específicos, chegando a 99,99% de eliminação de fungos, vírus e bactérias. Já a sanitização é um processo para redução dos microrganismos, através de produtos próprios para este fim, orientado pelos protocolos das agências de vigilância sanitária.

Ainda segundo os protocolos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é preciso estar atento às certificações dos produtos utilizados nestes processos, bem como a qualificação das empresas e dos profissionais contratados. O uso de EPIs – equipamento de proteção individual, exemplificando, precisa ser praticado a fim de evitar acidentes de contato entre os agentes químicos e as pessoas que os manuseiam e aplicam. Esse é um dos pontos a serem observados ao adquirir este tipo de serviço.

Desinfecção e sanitização nos transportes navais: segurança e proteção

Em viagens ou mesmo atracado em um porto, expõe a embarcação a umidade e maresia. A circulação de um grande número de pessoas, sejam tripulantes, passageiros ou profissionais portuários, além de cargas, de qualquer natureza, são todos potenciais agentes de contaminação.

A desinfecção e a sanitização desses ambientes proporcionam segurança a todos os envolvidos bem como às cargas, que se mantêm livre de qualquer tipo de contágio que possa alterar sua natureza e finalidade.

Como se dá o processo de desinfecção e sanitização nos transportes navais

Antes de mais nada, é necessário a liberação da Anvisa para início do processo de limpeza. Afinal, estamos falando de meios de transporte que circulam por todo o país e também fora dele. Trata-se de uma questão de saúde pública.

O segundo passo é a análise da embarcação em si. Tamanho, ambientes, viagem finalizada, período no mar e em terra, pessoas circulantes, pessoas fixas. São muitas variáveis a serem analisadas com o intuito de conhecer as necessidades e riscos iminentes e assim definir os melhores produtos e processos de desinfecção e sanitização de navios.

Uma observação de total relevância é o fato de a embarcação conter um grande parque maquinário, com alguns equipamentos tecnológicos frágeis à ação de elementos químicos e até de uma simples água. Além disso, os vários ambientes, como cabines, cozinha e sala de controle, sempre contêm pequenos espaços difíceis de serem alcançados em uma limpeza comum e sem os dispositivos apropriados.

Em seguida será preciso uma limpeza geral, retirar sujidades e outros resíduos, além claro, de isolamento de algumas áreas durante o processo.

Ao finalizar a desinfecção e sanitização, os cuidados se voltam para os substratos dos procedimentos. Materiais descartáveis usados durante a limpeza entre outros, precisam ser condicionados de forma correta para o posterior descarte. Por fim, a embarcação estará liberada para novas viagens.

Para tornar todo esse processo mais eficiente e seguro, a TerraNova utiliza do UltraFog®, tecnologia que cria uma névoa seca dispersada nos ambientes dos navios. As micropartículas penetram em cantos e frestas, matando vírus, bactérias e fungos sem qualquer risco de estrago em maquinários, equipamentos e utensílios das embarcações.

O UltraFog® está disponível para tornar os processos de desinfecção e sanitização dos transportes navais mais rápidos e eficientes. Entre em contato para saber mais. Acesse: terranovasa.com.br

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes