Panorama do mercado de desinfecção de ambientes 2022/2023

22/3/2023 | Desinfecção

A análise do cenário se faz extremamente necessária para entender passado, presente e futuro e assim tomar decisões mais acertadas. Sem uma análise ampla e coerente, qualquer escolha será feita com base no achismo e estará sujeita a riscos altos. 

Para evitar tal situação, estudar é o caminho. Preparamos este artigo para você conhecer melhor o mercado de desinfeção de ambientes no Brasil e o que esperar dos principais players nessa área de atuação.

A TerraNova acredita que apenas com transparência e conhecimento é que se pode criar boas e frutíferas relações. 

O mercado de desinfecção de ambientes 

O mundo passou por um evento catastrófico e marcante em 2020 que mudou os rumos da economia e de decisões políticas globalmente. A pandemia acelerou negócios e desfez muitos outros, de modo que, ainda hoje, estamos nos reinventando diante de inúmeros desafios. 

Muitos segmentos sofreram quedas bruscas em seus faturamentos. Turismo, hotelaria, gastronomia e educação, por exemplo, foram os diretamente afetados. Aos poucos, cada um desses setores busca se reerguer. 

Por outro lado, outras áreas foram plenamente requeridas, ocasionando um crescimento massivo por empresas e profissionais especializados. É o caso das tecnologias da informação e do setor de higiene e desinfeção. 

A necessidade de assegurar a saúde de funcionários, clientes e parceiros e manter um ambiente propício ao trabalho fez com que muitas empresas e indústrias percebam com mais firmeza a importância da desinfecção, incorporando o hábito em suas rotinas. 

Em um nível mais privado, tomando como comprovação que os cuidados do brasileiro com higienização se intensificaram nos últimos anos, só em 2020, esse mercado cresceu 8,5%, representando um total de R$ 28,22 bilhões, segundo pesquisa do Euromonitor. 

A busca por desinfeção de ambientes coletivos como hospitais, indústrias, escolas e edifícios empresariais, por exemplo, acompanha a tendência de crescimento. Eliminar microorganismos como fungos, bactérias e vírus (incluindo o causador da Covid-19) se tornou um imperativo para a continuidade de muitos negócios. 

A desinfecção e o controle microbiológico, portanto, mostram-se, na atualidade, como uma demanda essencial de muitos segmentos que desejam se manter ativos e salvos das grandes ameaças sanitárias. 

Como fazer uma análise de mercado 

Ao analisar o cenário, considere os fatores econômicos, políticos, legais, tecnológicos e socioculturais. Cada um desses aspectos deve ser estudado individualmente e entendido como afetam direta ou indiretamente o seu negócio. 

No caso da desinfecção, os fatores socioculturais indicam mudanças de comportamento na sociedade que impactam positivamente o setor. Mais pessoas dão importância à prática de limpeza e, consequentemente, o mercado tem crescido globalmente

No Brasil, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquia), empresas que oferecem serviço de limpeza e desinfecção cresceram substancialmente. 47% dos franqueados da área conseguiram expandir seus negócios nos últimos anos, e as franquias de limpeza e desinfeção movimentam atualmente cerca de R$ 18 milhões. 

Sobre os fatores tecnológicos, é importante escolher empresas que detenham tecnologia de ponta no quesito desinfecção. A TerraNova, por exemplo, possui alta performance ao ser detentora da metodologia DryFog, em que as microgotas da solução desinfetantes são produzidas através da agitação de moléculas. 

Dessa forma, existe um alto poder de dispersão da solução, baixa umidade e grande penetrabilidade, sem, no entanto, deixar superfícies molhadas, sem ruídos e sem impactar a operação de empresas e indústrias, já que a aplicação é rápida, segura e não causa agressão aos materiais. O nosso maquinário é de fabricação própria, exclusiva, adaptado para desinfecção de áreas críticas de pequeno, médio e grande porte, com personalização no serviço. 

Em relação a questões econômicas e políticas, nem sempre momentos de crise devem representar retração de investimentos. Muitas vezes, a grande chance está à espera, diante de mudanças de paradigma. É ponto comum entre os analistas de mercado que os que enxergam oportunidades, mesmo em meio a crises, têm mais chances de se desenvolver de forma mais sustentável e perene quando os bons tempos chegarem.  

Por tudo isso, sempre aconselhamos nossos parceiros a entender o mercado, suas ameaças e oportunidades, a fim fazer escolhas mais conscientes. Na TerraNova, acreditamos no poder da parceria com transparência e troca de know-how de forma clara e assertiva. Bons negócios nascem com confiança e, claro, informações suficientes para tomar as melhores decisões. 

Entre em contato conosco para entender como nossos serviços podem ajudar o seu negócio: https://terranovasa.com.br/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes