Verão, umidade e calor: cuidado com a proliferação de fungos e bolores

15/12/2022 | Proliferação

O verão é uma estação do ano com diversas peculiaridades. Em um país tropical como o Brasil, é necessário cuidar das consequências do aumento do calor e da umidade, principalmente em ambientes empresariais e industriais.

É uma situação natural que pode acarretar a aparição de mofos e bolores. Ambos são igualmente prejudiciais para a saúde humana e perigosos para a contaminação da produção industrial, como de alimentos e cosméticos.

O controle é fundamental para evitar que esses microorganismos se proliferem e causem problemas para as pessoas e para os negócios.

Vamos entender melhor, neste artigo, sobre o aparecimento de mofos e bolores no verão e como controlá-los e combater a sua dispersão nos ambientes.

Mofos, bolores e o verão

Há muito já se sabe que o início do verão traz consigo a maior incidência de fungos e bolores nas superfícies e ambientes. Isso acontece devido ao aumento da temperatura e da umidade, por conta da maior incidência de chuvas, criando condições perfeitas para o aparecimento e proliferação desses microorganismos.

Mofos e bolores nada mais são do que fungos aglomerados. Com escuridão, calor e umidade, eles formam colônias com uma rapidez incrível, o que causa problemas domésticos e nas empresas. Eles são responsáveis por problemas respiratórios nas pessoas e podem, ao contaminar a produção industrial, acarretar prejuízos inimagináveis.

Como seu aparecimento é altamente previsível, é possível tomar medidas de controle para evitar e eliminar esses indesejados patógenos.

Como os mofos e bolores se proliferam?

Como já mencionamos, trata-se de organismos microscópicos presentes de forma geral em ambientes úmidos, escuros e quentes. Ao se reproduzir, os mofos e bolores liberam uma partícula leve, conhecida como esporo. Ela pode viajar pelo ar ou mesmo usar pessoas e animais e se instalar em outros ambientes. Este é o começo da contaminação e do aparecimento das colônias.

É quase que inevitável manter ambientes livres de esporos. Afinal, passamos muito tempo do dia em ambientes fechados, com pouca circulação de ar e a própria atividade humana contribui para a movimentação desse microorganismo.

Portanto, a solução para melhor lidar com eles é manter o controle do ambiente. Como o verão já traz as condições ideais para o aumento da incidência, neste período é necessário cuidar para que eles não virem um problema, principalmente os relacionados a alergias e infecções.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia estima que existam 20 milhões de pessoas asmáticas no país. No verão, com a maior incidência de mofos e bolores, é uma população muito suscetível a crises ocasionadas pela presença abundante desses patógenos nos ambientes.

Eliminando fungos e bolores no verão

Se os fungos e bolores já apareceram, é sinal de que o controle ambiental não foi realizado com eficiência. Então, é hora de eliminar as sujidades e iniciar o trabalho de descontaminação. 

Claro que em ambientes domésticos as coisas tendem a ser mais simples. Pois é provável que eles se acumulem em pequena quantidade e em locais de fácil identificação. Porém, todo o cuidado é pouco, já que se deve evitar o contato direto com os microorganismos e usar máscara no momento da limpeza.

Em escritórios, edifícios empresariais e indústrias, a situação tende a ser um pouco mais complexa. Pois as atividades não podem ser interrompidas por muito tempo devido a prejuízos do negócios. Por isso, é interessante usar métodos mais eficazes de descontaminação depois que mofos e bolores forem removidos do ambiente. 

É o caso da tecnologia Ultrafog, da TerraNova, que é usada para a descontaminação de ambiente, substituindo o uso de muitos produtos químicos. Com ela, uma névoa seca de alto poder de dispersão é pulverizada no local, penetrando em todos os locais e atingindo todos os microorganismos presentes.

Com grande penetrabilidade, a névoa seca — advinda de agentes regulamentados e de maquinário específico — atinge frestas e cantos com eficiência, promovendo uma descontaminação eficaz. Por ser seca, ela não umidifica equipamentos e máquinas do local, evitando quebras e podendo ser feita sem a sua remoção.

Com o ambiente descontaminado, evita-se assim a proliferação de doenças respiratórias e problemas como os edifícios doentes

Fungos e bolores no verão são uma realidade e cuidar para que não se tornem um problema de saúde que pode afetar as pessoas e o negócio em si é uma medida preventiva muito bem-vinda na estação mais quente do ano.
A TerraNova é especialista em descontaminação de ambientes com a tecnologia UltraFogⓇ. Entre em contato para conhecer e eliminar os agentes nocivos e patógenos no seu negócio: https://terranovasa.com.br/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes