Ácido peracético: uma força contra os vírus

30/9/2022 | Desinfecção

Não são de hoje os cuidados para manter pessoas e ambientes livres da ação nociva dos milhares de vírus presentes entre nós. Contudo, a pandemia da Covid-19 vem deixando várias lições, entre elas a importância e o poder das ações de prevenção. Entre as forças de combate aos vírus, das mais variadas espécies, está o ácido peracético.

O ácido peracético tem uso especialmente apropriado para desinfecção por conta de suas propriedades viricidas, esterilizantes, bactericidas, fungicidas e esporicidas.

Em tempos de surgimento de novos vírus e doenças, como a varíola do macaco, é fundamental estar por dentro da eficácia do ácido peracético na desinfecção de ambientes.

A importância da desinfecção de ambientes

Ambiente limpo não é necessariamente um ambiente desinfectado. Vamos explicar o porquê. A limpeza é uma etapa do processo, quando se elimina sujeira e até 80% dos antígenos, ou seja, moléculas desconhecidas do organismo que podem ligar-se aos anticorpos, como bactérias, fungos e protozoários.

Já a desinfecção, a segunda etapa, consiste na eliminação de vírus e bactérias através da utilização de produtos específicos, podendo alcançar reduções microbiológicas superiores a 99% de resultado a depender do produto e forma de aplicação. No caso da TerraNova, com o sistema Ultrafog, o nível de esterilidade alcançado é 99,99999%.

A desinfecção é imprescindível para se evitar os chamados riscos biológicos, através de agentes como microrganismos (bactérias, fungos e vírus), parasitas internos (vermes), parasitas externos (sarna, piolho e berne) e protozoários. São esses agentes que causam doenças, como a varíola do macaco, transmitida por vírus. Um ambiente limpo e desinfectado se torna mais seguro, saudável e ajuda na prevenção e combate a várias doenças.

O ácido peracético e sua eficiência na desinfecção de ambientes

O ácido peracético, também conhecido como PAA, é uma mistura equilibrada de peróxido de hidrogênio, ácido acético e água. Ele foi incluído no Brasil como desinfetante/esterilizante pela Portaria nº 15 de 23/08/1988 da ANVISA, sendo reconhecido como princípio ativo autorizado pelo Ministério da Saúde.

O PAA é um desinfetante classificado como Alto Nível pela ANVISA, ou seja, tem eficiência comprovada contra muitos microrganismos, incluindo esporos bacterianos. Uma vantagem importante é o ácido peracético ser amigo do meio ambiente, pois seus compostos se decompõem em ácido acético, oxigênio e água. 

O ácido peracético é especialmente indicado para desinfecção de equipamentos, incluindo os médico-hospitalares, como os usados para hemodiálise, por exemplo. Igualmente apresenta efeitos importantes nos ambientes e processos de produção animal, visto os resultados no combate mais eficaz diante do Staphylococcus Aureus e da Escherichia Coli. Se mostra efetivo da mesma forma para Salmonella Enteridis na ausência de matéria orgânica.

Isso mostra que, precedido por limpeza criteriosa, o uso do ácido peracético é uma opção para desinfecção na avicultura orgânica.

Sistema UltraFog e a prevenção contra vírus

Sobre a varíola do macaco, ainda que não haja motivo para pânico, a experiência da Covid-19 deixou a todos em alerta. E isso, de alguma forma, é bom, pois a prevenção costuma ser mais fácil que o combate a uma doença já instalada. 

Transmitida pelo vírus monkeypox, a varíola do macaco é uma zoonose viral, ou seja, transmitida aos humanos pelos animais. O contágio se dá por contato com lesões, gotículas respiratórias, materiais contaminados e fluidos corporais. Entre humanos, pelo contato físico próximo entre pessoas que apresentam sintomas. Entre eles, bolhas e feridas na pele, febre, calafrios, dor de cabeça e dor muscular.

Quando falamos de materiais contaminados, como objetos e superfícies, vemos na desinfecção uma aliada contra a propagação e contaminação do vírus. O sistema UltraFog da TerraNova recorre à tecnologia névoa seca. A solução desinfetante, de ácido peracético, por exemplo, é agitada de maneira que se transforma em microgotas (névoa) com alto poder de dispersão e grande penetrabilidade nos espaços, além de não agredir utensílios, equipamentos e móveis.

Vírus, seja qual for, se combate com desinfecção através de um bom ativo desinfetante e uma boa tecnologia.

Conheça a TerraNova: https://terranovasa.com.br/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes