Este é um assunto sério, que envolve todas as pessoas. A proliferação de superbactérias é uma ameaça real ao mundo inteiro, não enxergando fronteiras. A resistência a antibióticos tem possibilitado o surgimento de cepas de bactérias que ameaçam a vida humana e desafiam a ciência a encontrar soluções para acabar com elas.
Felizmente, há formas de diminuir a proliferação das superbactérias e impedir que mais pessoas se contaminem. Embora o risco seja grande, você e sua empresa podem colaborar para tornar os ambientes menos propícios ao aparecimento desses microorganismos.
Vamos mostrar neste artigo como o controle microbiológico pode ser um aliado para a prevenção de infecções em um cenário tão perigoso quanto o que estamos passando.
O surgimento de superbactérias

Superbactéria é o nome dado a novas cepas de bactérias que são resistentes a todos os antibióticos, não sendo possível combatê-las em um quadro de infecção. Não se trata, portanto, de seres desconhecidos, mas de mutações genéticas que possibilitaram o seu surgimento juntamente com um ambiente propício para a sua reprodução.
Com o surgimento da pandemia do Covid-19, aumentou significativamente o número de internações e, com elas, o de infecções associadas. Logo, houve um grande número de ministração de antibióticos e, talvez até, algum descontrole. É uma situação muito propícia para que mutações genéticas criem as cepas de superbactérias.
As bactérias se replicam espontaneamente a cada vinte minutos. A geração seguinte pode sofrer mutações genéticas aleatórias, que criam a resistência aos antibióticos. Quando esses medicamentos são usados, eles eliminam as bactérias sensíveis e deixam intactas e sem competição as resistentes, que se proliferam muito rapidamente. Assim surgem as superbactérias.
O Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) afirmou que o número de superbactérias triplicou durante a pandemia, o que é extremamente preocupante.
O que pode ser feito para conter as superbactérias?

Conter as superbactérias é uma questão de saúde pública. Além de combater as causas que levam às internações, como neste caso a pandemia do Covid-19, é necessário regular e controlar o uso de antibióticos. Tanto com normas rígidas em hospitais e clínicas, quanto em campanhas informativas para a população.
Mas é possível se unir a essa luta com a desinfecção de ambientes. Evitar que as pessoas tenham contato com esses agentes patógenos é muito importante para impedir a contaminação, problemas de saúde e o surgimento de novas cepas. Portanto, o controle microbiológico do ambiente aparece como uma necessidade para a contenção das superbactérias.
Não são apenas os hospitais e as indústrias, como as alimentícias e de cosméticos, que precisam fazer um rígido controle microbiológico. Todas as empresas que têm alto fluxo de pessoas necessitam higienizar e desinfetar os ambientes. Os seres humanos podem ser vetores de patógenos, colocando em risco a saúde de todos e até mesmo a existência do próprio negócio.
A pandemia da Covid-19 nos mostrou como a proliferação de microorganismos, neste caso um vírus, pode ser rápida e devastadora. Os efeitos são em cascata e atingem a todos, sem distinções.
A Tecnologia Dry Fog
Dry Fog, em inglês, significa névoa seca. É justamente isso o que é usado no processo de desinfecção utilizado pela TerraNova. O maquinário próprio expele no ambiente uma névoa com produtos químicos, com alto poder de dispersão e penetrabilidade. Isso quer dizer que ele se espalha bem pelo local e chega a locais de difícil acesso, como cantos e frestas.
O dry fog é especial porque não afeta os objetos presentes no ambiente, como máquinas e equipamentos. Logo seu uso pode ser generalizado, sem a necessidade de grandes interrupções em processos produtivos ou procedimentos suplementares.
Utilizar a tecnologia para a desinfecção de ambientes é uma medida preventiva para todos os momentos. Mas, com o surgimento de superbactérias, torna-se mais recomendado para gerar benefícios a todos e, especialmente, ajudar a conter a proliferação desses perigosos agentes.
Com a TerraNova, sua empresa fica livre dessas ameaças invisíveis e seus funcionários, parceiros e clientes com a saúde protegida. Entre em contato para conhecer a nossa tecnologia.