Você sabe o que é um aerossol?

24/6/2021 | Higiene

Sabia que este fenômeno tem diversas aplicações e pode tanto nos beneficiar quanto nos prejudicar, podendo até causar epidemias?

O aerossol diferentemente do que muitos imaginam, não é um gás, são partículas líquidas ou sólidas suspensas em meio gasoso, podem ser de origem natural (nuvens, nevoeiros e poeiras), ou artificial (spray de desodorantes, fumaça dos escapamentos e umidificadores de ar).

As partículas que formam um aerossol possuem um tamanho que pode variar de 0,001 a 100 µm, onde 1 µm equivale a 10-6 m. Dentre estes variados tamanhos podemos destacar as partículas menores que 10µ, pois são consideradas partículas inaláveis e são denominadas de MP10 (Material Particulado 10).

A classificação MP10 se faz necessária, pois partículas classificadas neste tamanho são facilmente carregadas para o sistema respiratório e podem gerar ou agravar diversas doenças respiratórias. Além disso, uma vez lançadas no ar, essas partículas podem passar dias em suspensão antes de se depositarem novamente em uma superfície.

Muitos aerossóis lançados no ar são constituídos de material biológico como vírus, bactérias, fungos, pólens e esporos. A dispersão destas partículas principalmente em ambientes fechados pode gerar e agravar doenças transmissíveis por vias aéreas.

Diversos estudos feitos pelo mundo analisam o comportamento destes aerossóis. Um estudo recente realizado pelo instituto Riken, maior instituto de pesquisa do Japão em diversas disciplinas, fez algumas simulações em seu supercomputador Fugaku para analisar como o aerossol formado através da fala, ou de um espirro pode se comportar em alguns ambientes: 

Fonte: Riken Institute
https://www.youtube.com/watch?v=GAvO_QdO9eM
Fonte: Riken Institute
https://www.youtube.com/watch?v=k5WcGSOpO2k
Fonte: Riken Institute
https://www.youtube.com/watch?v=pwOwMsCc6NA

Diversas medidas para conter as epidemias são tomadas, como a utilização de máscaras, isolamento de pessoas contaminadas e a constante higienização das mãos e dos ambientes. Porém por conta das partículas presentes no ar, muitas vezes a higienização convencional não é tão eficaz e se faz necessária a utilização de técnicas mais efetivas como a utilização de um aerossol de solução desinfetante, nada mais efetivo que um aerossol para combater outro aerossol. 

O sistema Ultrafog da Terranova gera uma névoa seca (Aerossol de líquidos) de  perácidos que possibilita desinfetar qualquer ambiente, por mais complexo que seja. A aplicação deste sistema pode garantir diversas vantagens:

  • Atuação tridimensional da névoa desinfetante;
  • Não é tóxico e não deixa resíduo no ambiente;
  • Não necessita de enxague, pois não deixa resíduos e nem gera filme;
  • Não molha as superfícies do ambiente se aplicado de forma correta;
  • Possibilita a desinfecção do ar;
  • Reduz o consumo de solução desinfetante;
  • Permite desinfectar locais de difícil acesso;
  • Não agressivo a materiais, mesmo com exposição de longo prazo.  

Para saber mais acesse www.terranovasa.com.br

Fontes:

https://www.ecycle.com.br/3249-aerossol.html acessado em 19/03/2021

Kampf G et al., Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents, Journal of Hospital Infection. 

https://www.sanarmed.com/transmissao-da-covid-19-por-aerossois-alerta-da-oms acessado em 20/03/2021

Discacciati J. A. C., Sander H. H., Castilho L. S., Resende V. L. S. Verificação da dispersão de respingos durante o trabalho do cirurgião-dentista. Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 3(2), 1998.

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes