A saúde e o bem-estar das pessoas sempre foram uma preocupação da população brasileira, muito afeita a hábitos de limpeza. Essa característica se tornou ainda mais marcante depois da crise sanitária vivenciada pelo mundo a partir de 2020.
A sociedade brasileira reafirmou suas crenças na importância de manter ambientes limpos e desinfectados. Consequentemente, a demanda por higienização de ambientes corporativos tem crescido consideravelmente, segundo indicam pesquisas da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).
Novos hábitos dos consumidores finais também têm sido percebidos por gestores de empresas e indústrias que, na ânsia de atender a novas exigências, redobraram seu cuidado com a higiene e tornaram-se ainda mais críticos em relação à prevenção da desinfecção em ambientes industriais.
Com a demanda em alta por esse tipo de serviço, empresas do segmento de limpeza e desinfecção têm mantido seus negócios em bom patamar e até aumentado suas atividades, mesmo em meio à crise econômica acentuada pela pandemia.
Neste artigo, vamos abordar em mais detalhes como a desinfecção preventiva nas indústrias pode ser uma grande aliada para a continuidade dos seus negócios e para satisfazer a própria percepção do público, cada vez mais preocupado com a saúde.
Desinfecção x limpeza
Muitas vezes, usamos como sinônimo esses dois conceitos, mas, apesar de terem sentidos parecidos, os termos têm implicações diferentes. Limpeza é a remoção de resíduos sólidos e superficiais, que realiza a primeira retirada de micro-organismos. Água e sabão já fazem um bom trabalho, mas não são suficientes.
Se quisermos avançar na limpeza, precisamos seguir para a desinfecção do ambiente, na qual são usados desinfetantes que eliminam a maioria dos micro-organismos invisíveis aos olhos. Com produtos químicos desinfetantes específicos, é possível destruir bactérias, vírus e fungos dos objetos e superfícies. Esses agentes infecciosos são quase totalmente eliminados com um bom processo físico ou químico de desinfecção. Após esse processo de limpeza, seguida de desinfecção, temos o estado de higienização.
Por outro lado, se desejamos a eliminação total desses microorganismos devemos partir para a esterilização, que destrói até os esporos de bactérias e garante objetos totalmente livres de agentes microbiológicos que podem fazer mal à saúde e contaminar produtos.
Sabendo agora a diferença entre esses quatros conceitos que se complementam, vamos entender por que a desinfecção se faz tão importante na indústria.
Desinfecção no ambiente industrial
Locais coletivos de alto fluxo de pessoas são, por excelência, propícios à proliferação de agentes contagiosos. Não seria diferente com grandes indústrias, que produzem diversos tipos de produtos que são distribuídos para uma grande quantidade de pessoas, muitas vezes até para o exterior.
Para evitar contaminação disseminada, a desinfecção preventiva é a única solução possível. Mas esse não é um processo fácil quando estamos falando de ambientes industriais de alta complexidade.
Cada indústria tem suas particularidades, a partir do tipo de produção, ordenamento da linha de montagem, tipos de materiais e quantidade de pessoas que frequentam o ambiente. Todas essas variáveis devem ser levadas em consideração em um projeto de desinfecção personalizado.
Veja abaixo as indústrias que podem ser beneficiadas pelo processo completo de desinfecção.
- Indústria alimentícia: umas das que mais demanda por limpeza completa e profunda; as empresas de alimentos exigem cuidados redobrados em equipamentos, tanques, frigoríficos e áreas de armazenamento. A contaminação de alimentos, além da perda do produto, pode ser perigosíssima para a saúde.
- Indústria Cosmética – similar à alimentícia, as linhas de produção de cosméticos precisam estar desinfectadas para garantir a destruição de microorganismos que podem contaminar produtos e pessoas. Trata-se de produtos de consumo humano, que demandam um ambiente de produção limpo e desinfectado.
- Indústria Farmacêutica – com a fabricação de produtos sensíveis como medicamentos, a atenção precisa ser redobrada em áreas de envase, tubulações complexas e linha de montagem. Qualquer agente contaminante pode representar perdas para a indústria com consequências danosas em caso de consumo.
Essas indústrias citadas são apenas alguns dos segmentos industriais que exigem limpeza e desinfecção profissional, mas, com certeza, uma sorte de outros tipos de indústria precisa de atenção constante e preventiva em sua área de produção e também no setor administrativo.
Afinal, portas, carpetes, maçanetas, tecidos em geral e elevadores, por exemplo, são espaços propícios para proliferação de agentes contaminantes.
Ambientes corporativos industriais têm toda uma lógica e exigência de limpeza próprias, diferentes da aplicada ao ambiente doméstico, por isso a necessidade de sempre se optar por profissionais sérios e competentes para ajudar nesse serviço.
A TerraNova promove a desinfecção de grandes áreas e superfícies complexas com tempo de aplicação e reutilização do espaço reduzidos, resguardando todos os equipamentos eletrônicos e maquinários.
A percepção da necessidade de higienização só tem aumentado com as ameaças de vírus, bactérias e fungos nocivos à saúde. Não é à toa que o setor de limpeza e desinfecção de ambientes tem despertado muito interesse e procura.
Prevenir é sempre uma solução mais acertada do que corrigir eventuais problemas posteriormente. Indústrias são ainda mais sensíveis e precisam de uma expertise em biossegurança adequada e eficiente como a TerraNova oferece.
Conheça nossos serviços: https://terranovasa.com.br/