Desinfecção de ambientes: uma atividade para o departamento de facilities das grandes empresas

7/1/2022 | Desinfecção

Grandes organizações têm inúmeros desafios diários para gerenciar, especialmente no que diz respeito às operações que não são atividade fim da empresa. Para isso, elas contam com serviços da facilities. 

Facilities são prestadoras de serviços terceirizadas que atuam em diversas frentes para dar suporte às demandas da empresa diariamente como limpeza, segurança, recepção, manutenção, copa e jardinagem, por exemplo. 

Seguindo essa especificação, cabe às facilities também a desinfecção de ambientes, uma área indispensável para qualquer empresa nos dias atuais. 

Neste artigo, vamos abordar como as facilities são excelentes aliadas das grandes corporações ao prestar serviços necessários e de grande valor e como a desinfecção pode ser incorporada ao planejamento operacional

Pandemia e desinfecção regular  

A emergência sanitária que o mundo está vivendo desde o início de 2020 mudou hábitos e comportamentos das pessoas e, claro, de empresas também. 

A atenção com a higiene se estendeu para o mundo corporativo, especialmente porque um espaço saudável, livre de patógenos, além de garantir a saúde dos colaboradores, promove também maior produtividade e evita a interrupção dos serviços. 

Essa preocupação com a desinfecção se torna central em qualquer planejamento operacional de grandes empresas. Até porque esse é um espaço, por natureza, que concentra um grande fluxo de pessoas e de materiais. 

Portanto, a necessidade regular de desinfecção de áreas críticas, em um mundo pós-evento da pandemia, deve ser uma ação estratégica, realizada de forma frequente e que atenda às demandas específicas de cada empresa, respeitando sua área de atuação. 

Facilities devem ser mais que aliadas

Se a função das facilities é viabilizar o funcionamento diário das grandes empresas, a partir da gestão das áreas operacionais que dão suporte à atividade fim, então é o setor mais indicado para assumir também a responsabilidade com a desinfecção do ambiente

Já abordamos aqui no blog a diferença entre limpeza, desinfecção e higiene. A primeira atua na remoção da sujeira mais visível e corresponde ao passo inicial. Quando atuamos para eliminar agentes microbiológicos invisíveis aos olhos, estamos fazendo uma desinfecção. Após a soma dessas duas etapas, temos um ambiente higienizado. 

Para as facilities que já atuam na limpeza diária, absorver a desinfecção é uma trajetória natural e, até esperada. Como vimos, a incorporação desse serviço será mais bem realizada se gerenciada e incluída nas ações do planejamento operacional, obedecendo a cronogramas específicos, responsáveis e metas estabelecidas. 

A desinfecção realizada profissionalmente 

A segurança microbiológica de uma empresa deve ser feita a partir de uma desinfecção regular em áreas críticas e obedecendo a normas específicas, realizadas por profissionais capacitados. Lembramos isso porque falar em desinfecção é referir-se ao uso de produtos químicos de uso profissional os quais não podem ser manuseados sem um controle criterioso. 

Na TerraNova, oferecemos soluções em desinfecção de indústrias críticas e controle microbiológico de alto nível, adaptadas às necessidades de cada cliente. Seja locação ou aluguel de equipamentos, é possível realizar a operação com facilidade, suporte técnico, atendimento rápido e descomplicado e equipe qualificada. 

A tecnologia Dry Fog, utilizada pela TerraNova, tem alta performance e pode ser adequada a qualquer ambiente a partir de microgotas de solução desinfetante que são ativadas através da agitação de moléculas. O resultado é uma desinfecção com alto poder de dispersão, baixa umidade (não molha as superfícies), grande penetrabilidade e baixo ruído. 

Outra grande vantagem é que a operação das empresas não é afetada, uma vez que o sanitizante não é agressivo aos materiais e ele pode ser aplicado a diferentes superfícies e linhas de montagens. O controle de fungos, germes, bactérias e vírus deve ser uma preocupação constante de todas as indústrias.

Podemos perceber o quanto esse serviço pode ser incorporado às atividades das facilities. Nessa perspectiva, as facilities devem ser também responsáveis pela desinfecção, mas, para uma operação segura e garantida, devem recorrer ao serviço de especialistas, com experiência e recursos necessários.  

Um processo de parceria que traz benefícios únicos para todas as partes, ao promover um espaço desinfectado, seguro microbiologicamente, cuja responsabilidade seja compartilhada com prestadoras de serviços que gerenciem o dia a dia operacional de grandes empresas. Departamentos de facilities são facilitadores desse processo de higienização do ambiente organizacional e podem contar com a técnica e excelência da TerraNova nesse processo. 

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes