Contaminação de ambientes: o que é e como combater?

2/6/2021 | Desinfecção

Em algumas indústrias, como a alimentícia, cosmética, farmacêutica; em ambientes hospitalares e em locais relativos à saúde animal, como galpões de criação, por exemplo – é fundamental um serviço periódico de desinfecção de ambientes.

São ambientes considerados críticos, que demandam controle microbiológico de alto nível, que inclusive fazem parte das normas de funcionamento. Isso tudo é necessário, para evitar qualquer tipo de contaminação durante as atividades realizadas nesses locais.

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, outros tipos de empresas, onde a desinfecção não faz, necessariamente, parte das normas de funcionamento, perceberam a necessidade e importância de usufruírem deste tipo de serviços, para garantir ambientes desinfectados mesmo em espaços de difícil acesso. Isso promove a segurança da equipe, dos clientes, fornecedores, etc.

Levar conhecimento microbiológico às pessoas, oferecer serviços de desinfecção com tecnologia e de forma sustentável, é justamente a missão da TerraNova SA. Por isso, hoje, queremos explicar o que, de fato, é um ambiente contaminado.

Do que se trata a contaminação de ambientes

A presença de microrganismos patogênicos é nociva aos seres humanos, prejudicando a saúde das pessoas que acessam esses locais ou  tornando-os inadequados para circulação.

Porém, o fato de um ambiente estar contaminado não quer dizer que está condenado à inutilização, uma vez que existem soluções para desinfecção do mesmo.

Para definir se um ambiente está contaminado, é necessário que se realize a coleta de amostras de materiais como poeira, resíduos ou rejeitos, que estão presentes e/ou acumulados em superfícies, objetos, compartimentos, paredes, pisos e quaisquer outras estruturas físicas.

Após isso, esses elementos devem ser levados para a realização de testes e análises laboratoriais que comprovarão, ou não, a contaminação desses locais, seja parcial ou totalmente. Esse procedimento é chamado de análise microbiológica.

A TerraNova SA valida esse tipo de análise em laboratórios credenciados na ANVISA. Com os resultados em mãos, um corpo técnico próprio interpreta e emite um relatório para envio aos clientes. Só após obter estes dados, é possível entender qual é a forma mais eficaz de realizar a desinfecção.

Vale ressaltar que, após o processo de desinfecção, são colhidas novas amostras e um novo relatório é gerado, para comprovar a eficácia do serviço.

Como realizar a desinfecção de ambientes?

A desinfecção de ambientes deve ser realizada com produtos químicos específicos, que eliminam os agentes microbiológicos, e que são seguros para as pessoas, não deixando nenhum resíduo químico após a aplicação. A aplicação desses produtos precisa ser feita de forma que alcance até mesmo lugares de difícil acesso, como: cantos, frestas, maquinários, lugares mais altos, entre outros.

Na TerraNova, esse processo é possível com nossos equipamentos de ponta, que oferecem o diferencial da tecnologia DryFog, um sistema de formação de micropartículas que geram uma névoa seca de solução desinfetante de alto nível, com alto poder de dispersão, baixa umidade, grande penetrabilidade, baixo ruído, não agressivo a materiais e alta eficiência. Esse tipo de sanitizante é o que há de mais eficiente quando o assunto é desinfecção de ambientes.

Você quer manter os ambientes da sua empresa livres de micro-organismos para que as pessoas possam circular seguramente, prevenidas de contaminações? Conte com a Terra Nova, conheça nossos serviços!

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes